sexta-feira, 28 de março de 2014

Guia de Estampas

A gente sempre vê esses termos por aí mas, muita gente não sabe qual é a diferença entre um e outro. Então, vamos lá, padronagem é quando o desenho é formado na própria tecelagem ao tecer as linhas de um tecido. Já, estampa é quando um desenho é pintado, impresso ou adesivado no tecido liso.
Sabendo da diferença entre um e outro, vamos ao Guia de Estampas e Padronagens!!
guia-estampas-padronagens1-animal
Atualmente, a estampa animal pode ser considerada um clássico, ela não sai mais da moda e já se tornou queridinha no guarda-roupa de muita gente. Como o próprio nome diz, a estampa animal é inspirada no desenho da pele ou pelagem de alguns animais como  onça, leopardo, tigre, zebra, girafa, cobra, etc.
2-pied-de-poule
Na maioria das vezes, o pied-de-poule e o pied-de-coq são padronagens, mas também podem ser estampados nos tecidos. Eles tem origem francesa e a tradução é pé de galinha e pé de galo, respectivamente pois, o desenho formado lembra pegadas de galinha, quando é menorzinho, e de galo, quando maior. Essa padronagem é tendência desse outono/inverno e as lojas já estão cheias de peças em pied-de-poule e pied-de-coq.
3-tartan-xadrezO tartan ou xadrez é outro que, na maioria das vezes é um padrão, e não estampa. Há registros da padronagem na Antiguidade, porém, apenas no século 19 surgiu na moda, principalmente na Escócia. Desde então, o xadrez se tornou símbolo de diversas tribos, como punks, grunges, cowboys, etc. E, hoje, ele é um clássico que veio como a maior aposta desse outono/inverno.
4-príncipe-gales
O Príncipe de Gales também é uma padronagem formada pelo pied-de-poule e pelo xadrez. Ao olhá-lo de perto, é possível ver o pide-de-poule bem pequeno e, de longe, ele forma um quadriculado. Portanto, ele não deixa de ser um xadrez. Esse padrão é formado por uma trama mais fina e ganhou fama por ser usado pelo Príncipe de Gales no século 19, por isso tem esse nome. Também já ví várias peças nesse padrão nas coleções de outono/inverno.
5-floral
Como o nome diz, o floral é a estampa de flores. As estampas florais são clássicas, geralmente vem mais coloridas e vivas na primavera/verão e, mais escuras e sóbrias no outono/inverno. Nesse outono/inverno, aposte nos florais de fundo escuro.
6-liberty
A Liberty é a estampa de flores pequenas. Ela ganhou esse nome por causa da loja inglesa Liberty of London, que foi pioneira em estampas nesse estilo. Suas estampas se tornaram tão populares que ficaram sendo chamadas pelo nome da marca.
7-poás
Poá é a clássica estampa de bolinhas. Ela pode ser de tamanhos e cores variadas. O nome poá vem do francês, pois, que se pronuncia poá e significa ervilha. Ela é uma estampa que está em alta nesse outono/inverno.
8-camuflado
O camuflado foi criado durante a Primeira Guerra Mundial com fins militares. As cores e os formatos da estampa variavam de acordo com o local do combate, que podia ter floresta, deserto ou neve. Nos anos 60 o camuflado passou a ser usado pelos civis como forma de protesto mas, foi nos anos 80 que realmente ele entrou no mundo da moda e, desde então, tem altos e baixos nas tendências das estações.
Espero que tenham gostado do post!!

Nenhum comentário: